VERSÍCULO DO DIA

EXISTE A DERROTA,MAS VOCÊ NASCEU PARA VENCER !

11 agosto 2011

SÍNDROME DE SAUL


  A síndrome de Saul :seus sintomas são vaidade, orgulho e insubmissão. 

  A vaidade de Saul o impedia de enxergar sua arrogância e insubmissão a Deus e ao profeta, até hoje muitos Sauls se tem feito profetas e desejam estar acima dos verdadeiros escolhidos de Deus, existem marcas claras que denunciam os Sauls de hoje como denunciaram o Saul de antigamente, as marcas são essas:

1º - Eles não são pacientes, não conseguem esperar o tempo de Deus na vida deles, como na passagem bíblica em que Samuel não havia chegado e Saul tomou sua frente mesmo não sendo sacerdote e sacrificou,uma função que só sacerdotes faziam. 


2º - Eles não são humildes e não admitem que outras pessoas sejam elogiadas, a inveja e o ciúme são maiores do que o que Deus colocou em suas mãos (não conseguem viver bem com as bênçãos que Deus as dá, sempre se sentem menores que os outros e por isso ficam com raiva dos outros facilmente).

3º - Perseguem aqueles que Deus escolheu, se possível tentam matar aqueles que tem a promessa de Deus para continuarem em evidência, mesmo que isso seja inconscientemente.


  Muitas pessoas carregam em si a síndrome de Saul sem saber, e alguns sabem, mas não conseguem vencê-la, a síndrome de Saul é uma das piores coisas que possa acontecer a um filho de Deus, pois ele tem a chance de crescer e prosperar, Deus dá a ele várias oportunidades, mas mesmo assim o ciúme a inveja e a falta de humildade, que são embutidas no ego e que na maioria das vezes imperceptíveis pelo próprio portador, fazem dele um escravo de si mesmo em sua vida.

 Essa pessoa não consegue perceber que tem a síndrome de Saul, Saul também não conseguia enxergar, às vezes Saul se deparava com ela em ocasiões de sua perseguição a Davi, quando isso acontecia ele chorava, pedia perdão e fazia promessas, mas logo voltava a sua postura errada.

 A pessoa que está doente espiritualmente com a síndrome de Saul é do tipo que não agüenta ver alguém ser elogiado, alguém se destacando, isso deixa ela deprimida e às vezes irada, muitas tem sua posição na igreja e não precisavam se preocupar com tais coisas, tem suas funções na igreja,possuem muitas vezes vários cargos como secretária, obreira , trabalhadora, mas a síndrome sempre impedi o seu crescimento. 


  Essas pessoas até chegam a cargos de destaques como o rei Saul, o problema é que o crescimento delas é apenas exterior, algo apenas para os outros verem, pois isso é o que os motivam, o contrário do crescimento que devemos ter em Cristo que é interior, espiritual, invisível aos nossos olhos mas totalmente monitorado pelos olhos de Deus e que tem o interesse de agradar a Deus que naturalmente é visto pelos outros sem que se precise forçar alguma coisa.

  O problema da síndrome de Saul é que ela faz a pessoa acreditar que quando a corrigimos, ela acha que estamos pegando no pé dela, que não reconhecemos seu valor e que queremos o seu mal. Ela não aceita ser corrigida sempre acha que está certa.
 É por isso que é muito difícil uma pessoa com a síndrome ficar liberta, pois isso depende de total submissão a Deus, depende de humildade, negar a si mesmo e tais pessoas não costumam ser humildes, não conseguem reconhecer que estão erradas que precisam mudar algo em si. 

 Até hoje não conheço muita gente que tenha superado a síndrome, vejo algumas pessoas com a síndrome que como Saul se tornarem líderes, pastores, etc... Isso não é sinônimo de prosperidade espiritual, pois até Saul chegou a ser rei, mas não conseguiu manter o seu reinado.


 Então isso me faz pensar que todos nós temos que nos análisar,seja eu obreiro, pastor,membro, etc, mesmo que seja uma pontilha só que pareça que eu tenho essa síndrome, tenho que tomar uma atitude de fé e imediatamente me humilhar diante de Deus e reconhecer que preciso de sua ajuda, ao invés de continuar como Saul que foi orgulhoso e seu fim foi trágico .Tenho que olhar para Deus e reconhecer que não sou nada sem ele ,se eu agir assim não corro a risco de ficar doente.

Um comentário:

  1. Admiro jovens com coragem de falar sobre Deus. Parabéns. Deus lhe abençoe. Visite meu blog: http://espacoparafalarerefletir.blogspot.com/.

    ResponderExcluir