VERSÍCULO DO DIA

EXISTE A DERROTA,MAS VOCÊ NASCEU PARA VENCER !

11 agosto 2011

SÍNDROME DE SAUL


  A síndrome de Saul :seus sintomas são vaidade, orgulho e insubmissão. 

  A vaidade de Saul o impedia de enxergar sua arrogância e insubmissão a Deus e ao profeta, até hoje muitos Sauls se tem feito profetas e desejam estar acima dos verdadeiros escolhidos de Deus, existem marcas claras que denunciam os Sauls de hoje como denunciaram o Saul de antigamente, as marcas são essas:

1º - Eles não são pacientes, não conseguem esperar o tempo de Deus na vida deles, como na passagem bíblica em que Samuel não havia chegado e Saul tomou sua frente mesmo não sendo sacerdote e sacrificou,uma função que só sacerdotes faziam. 


2º - Eles não são humildes e não admitem que outras pessoas sejam elogiadas, a inveja e o ciúme são maiores do que o que Deus colocou em suas mãos (não conseguem viver bem com as bênçãos que Deus as dá, sempre se sentem menores que os outros e por isso ficam com raiva dos outros facilmente).

3º - Perseguem aqueles que Deus escolheu, se possível tentam matar aqueles que tem a promessa de Deus para continuarem em evidência, mesmo que isso seja inconscientemente.


  Muitas pessoas carregam em si a síndrome de Saul sem saber, e alguns sabem, mas não conseguem vencê-la, a síndrome de Saul é uma das piores coisas que possa acontecer a um filho de Deus, pois ele tem a chance de crescer e prosperar, Deus dá a ele várias oportunidades, mas mesmo assim o ciúme a inveja e a falta de humildade, que são embutidas no ego e que na maioria das vezes imperceptíveis pelo próprio portador, fazem dele um escravo de si mesmo em sua vida.

 Essa pessoa não consegue perceber que tem a síndrome de Saul, Saul também não conseguia enxergar, às vezes Saul se deparava com ela em ocasiões de sua perseguição a Davi, quando isso acontecia ele chorava, pedia perdão e fazia promessas, mas logo voltava a sua postura errada.

 A pessoa que está doente espiritualmente com a síndrome de Saul é do tipo que não agüenta ver alguém ser elogiado, alguém se destacando, isso deixa ela deprimida e às vezes irada, muitas tem sua posição na igreja e não precisavam se preocupar com tais coisas, tem suas funções na igreja,possuem muitas vezes vários cargos como secretária, obreira , trabalhadora, mas a síndrome sempre impedi o seu crescimento. 


  Essas pessoas até chegam a cargos de destaques como o rei Saul, o problema é que o crescimento delas é apenas exterior, algo apenas para os outros verem, pois isso é o que os motivam, o contrário do crescimento que devemos ter em Cristo que é interior, espiritual, invisível aos nossos olhos mas totalmente monitorado pelos olhos de Deus e que tem o interesse de agradar a Deus que naturalmente é visto pelos outros sem que se precise forçar alguma coisa.

  O problema da síndrome de Saul é que ela faz a pessoa acreditar que quando a corrigimos, ela acha que estamos pegando no pé dela, que não reconhecemos seu valor e que queremos o seu mal. Ela não aceita ser corrigida sempre acha que está certa.
 É por isso que é muito difícil uma pessoa com a síndrome ficar liberta, pois isso depende de total submissão a Deus, depende de humildade, negar a si mesmo e tais pessoas não costumam ser humildes, não conseguem reconhecer que estão erradas que precisam mudar algo em si. 

 Até hoje não conheço muita gente que tenha superado a síndrome, vejo algumas pessoas com a síndrome que como Saul se tornarem líderes, pastores, etc... Isso não é sinônimo de prosperidade espiritual, pois até Saul chegou a ser rei, mas não conseguiu manter o seu reinado.


 Então isso me faz pensar que todos nós temos que nos análisar,seja eu obreiro, pastor,membro, etc, mesmo que seja uma pontilha só que pareça que eu tenho essa síndrome, tenho que tomar uma atitude de fé e imediatamente me humilhar diante de Deus e reconhecer que preciso de sua ajuda, ao invés de continuar como Saul que foi orgulhoso e seu fim foi trágico .Tenho que olhar para Deus e reconhecer que não sou nada sem ele ,se eu agir assim não corro a risco de ficar doente.

OS REIS DE ISRAEL ( SAUL - OS SEUS PECADOS )

3°) -  O terceiro e último pecado de Saul, foi consultar uma feiticeira (necromante, advinha), porque estava desesperado. Consultava a Deus, mas Deus não o respondia. Estava cercado pelos filisteus. Samuel estava morto. Neste desespero perdeu o equilibrio se é que ainda o tinha e cometeu a coisa mais horrenda pela qual Deus abominava veementemente, vejamos o texto a seguir nos diz:

I Samuel 28:11-20 (Versículo a versículo)

Saul tentando consultar um morto (Samuel).

Verso 11 - A mulher então lhe perguntou: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.

Saul não vê ao tal de "Samuel". A vidente é que diz que está vendo a Samuel e teme a Saul, porque sabia que tanto Samuel como Sacerdote e Profeta do Deus vivo que abominava o ocultismo, feitiçarias etc, quanto o Rei Saul que notório rei do povo de Deus, na verdade a queria era matar. Veja que ela fala - "tu mesmo é Saul?. Em outras palavras seria como você que é Saul quer que eu faça isto?

Verso 12 - Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me enganaste? pois tu mesmo és Saul.

                        Saul enganosamente em seu coração tranqüiliza a mulher como que a dizer: eu não sou mais aquele Saul que obedecia a Samuel e a Deus, estou confuso e desorientado. A mulher sente confiança e dize-lhe que está vendo um deus que sobe da terra. Veja:

Verso 13 - Ao que o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que vem subindo de dentro da terra.

No processo de engano e mentira que a Bíblia diz estar por traz das consultas e invocações aos mortos, Satanás, tem enganado a muitos milhares, desde o Éden, quando enganou a Eva, dizendo coisas que Deus não havia falado. Pois bem, diz ela (a vidente) que a pessoa era um ancião etc que tinha as características de Samuel. Veja bem. Saul nada havia visto e nada via. Só a mulher é que vê. Saul, então, entende em seu coração já perturbado pelo pecado, que a pessoa a quem a mulher diz vê, é Samuel. Saul, então, se dobra na terra em reverência a alguém que ele não vê.

Verso 14 - Perguntou-lhe ele: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e lhe fez reverência.

No verso a seguir, temos então o mesmo processo de diálogo que acontece nas sessões espíritas de nossos dias. Aliás, o espiritismo existe desde o Gênesis, e desde então Deus tem alertado para essa abominação. Saul, está simplesmente falando com um espírito que acha que é de Samuel, mas que na verdade não passa de um engano e uma tapeação do inimigo de Deus. E assume, que ele chamou (invocou o morto).

Verso 15 - Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e já não me responde, nem por intermédio dos profetas nem por sonhos; por isso te chamei, para que me faças saber o que hei de fazer.

A resposta do espírito a Samuel é baseado no conhecimento que ele (espírito maligno) tinha da relação entre Deus, Samuel e Saul. Simplesmente se fez passar por Samuel. Igualmente ao conhecimento que os espíritos têm, quando se fazem passar nas sessões espíritas em nossos dias, imitando pessoas mortas, para parecer que se trata de verdade de alguém que morreu, mas está presente (o morto) e fala, sua voz, sua forma de se expressar, sua linguagem etc, citando coisas, experiências etc que só os parentes ou as pessoas íntimas que estão vivas tinham com o que jaz morto, tudo para enganar vidas que não buscam de Deus todo o conhecimento e obediência, por isso ficam por aí iguais a Saul, pecando diante de Deus. Veja o diálogo:

Verso 16 - Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor se tem desviado de ti, e se tem feito teu inimigo?

Verso 17 - O Senhor te fez como por meu intermédio te disse; pois o Senhor rasgou o reino da tua mão, e o deu ao teu próximo, a Davi.

No próximo versículo, fica evidente que Deus permitiu que isso acontecesse. Quero dizer que Saul foi se complicando cada vez mais. Então, Deus deixou que o inimigo o enganasse. Disse-lhe o espírito: - "...por isso o Senhor te fez hoje isto". Pergunta, isto o que? Ser enganado desta forma, chegando ao extremo de recorrer a feitiçaria. E, este espírito de engano, deixa Saul como se diz na gíria, mais doidão ainda, porque menciona o seu segundo pecado, cometido quando guerreou contra os amalequitas, o que o faria pensar  que realmente era Samuel (o morto) que estava ali.

Verso 18 - Porquanto não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executaste e furor da sua ira contra Amaleque, por isso o Senhor te fez hoje isto.

No verso a seguir, Satanás, que se fazia passar por Samuel diz uma mentira, quando afirma que no dia seguinte Saul e seus filhos estariam com ele (Samuel morto) na eternidade. Ele diz tu e teus filhos estarão comigo. Impossível, Saul e seus filhos não foram para o mesmo lugar que Samuel, Profeta e Sacerdote. Samuel foi entregue a Deus por Ana, sua mãe, por promessa antes de seu nascimento. Samuel, morou na casa de Deus. Samuel  falava com Deus e o ouvia.  Totalmente impossível estarem juntos depois da morte.  Infelizmente, Saul, foi desobediente a Deus. Ele e seus filhos se perderam para sempre. E realmente morreu no dia seguinte. Desejou a morte e se matou e foi sim, para o lugar que Deus reserva para todos aqueles que aborrecem a verdade (Apocalipse 22:15, que diz: "Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira". 

Verso 19 - E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus. Amanhã tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará o arraial de Israel na mão dos filisteus.


Saul ficou tão possesso de demônios que acabou por suicidar-se lançando-se em sua própria espada, veja se não é isso que tem acontecido com muitos que se dizem de DEUS, mas que abandonaram a voz do Espirito Santo para ouvir outras vozes e até mesmo a sua própria voz, esse é o fim trágico de quem resisti a voz Espírito Santo.

OS REIS DE ISRAEL ( 2° O REI SAUL E SEUS PECADOS )

2°) O Segundo pecado ocorreu quando Israel guerreou contra os amalequitas. Saul desobedeceu a Deus, salvando o rei e o melhor do seu despojo, quando tinha ordenanças da parte de Deus para a destruição total de um povo que Deus abominava. Sendo por esse fato censurado por Samuel, que o avisou, então, que Deus o tinha rejeitado novamente. Veja:

OS REIS DE ISRAEL ( 1° - O REI SAUL E SEUS PECADOS )

O rei Saul perdeu tudo após cometer três pecados diante de que Deus, sendo que o último deles foi total abominação, que por conseqüência, levou-o à morte depois de Deus haver se afastado dele, vejamos então quais foram estes pecados:



1°)O primeiro pecado de Saul foi servi como Sacerdote sobre Israel, usurpando temporariamente o cargo de Samuel, que era o Sacerdote e Profeta da parte de Deus sobre o povo. Saul não era Sacerdote. Estava a sete dias esperando pelo Sacerdote Samuel para a oferta do sacrifício, como Samuel demorava de chegar, não se conteve e ele mesmo ofereceu o sacrifício, veja o texto:



Saul foi precipitado ,ele deixou o medo a ansiedade entrar dentro dele numa ocasião que Deus iria aprovar seu ministerio, por se coniderar alguma coisa, desobedeceu a Deus ,pois naquela época o sacerdote era uma pessoa respeitada devido ao Deus que servia, Saul perdeu o temor e foi trocado por Deus por outro rei que era temente a Deus.